top of page

Como é feito o azeite de oliva?


Entenda como funciona o processo de transformação das azeitonas no mais puro azeite de oliva extravirgem.


O Azeite de Oliva é extraído das azeitonas. O processo de extração do azeite deve ser muito cuidadoso. Cada detalhe é essencial para determinar a qualidade do produto final. Tudo começa com o plantio e colheita das azeitonas. Para garantir um produto de qualidade, as azeitonas devem ser saudáveis e estarem intactas, ou seja, sem nenhum machucado.



A primeira etapa é a limpeza.

Quando as azeitonas chegam do campo, elas estão misturadas com folhas e galhos. A primeira parte da limpeza é tirar tudo aquilo que não é azeitona. Depois as azeitonas são lavadas. Exatamente como fazemos com qualquer fruta que compramos antes de consumir. Depois de limpas, as azeitonas entram na linha de extração.


Da azeitona a massa.

O processo de extração do azeite de oliva começa no moinho, onde as azeitonas são maceradas, também podemos pensar que elas são trituradas, formando uma pasta. Esta pasta vai para a batedeira, que tem o mesmo nome, mas não tem nada haver com aquela de fazer bolo. A pasta deve ficar um determinado tempo na batedeira para aglomerar as moléculas de azeite. De uma maneira mais simples, podemos dizer que o azeite é extraído da pasta. O movimento da batedeira provoca reações químicas que resultam nos aromas e sabores do azeite de oliva. O tempo que a pasta passa na batedeira depende de alguns fatores como: variedade e maturação das azeitonas.



Separação da parte sólida.

Depois da passagem pela batedeira, o azeite é separado da parte sólida por centrifugação. Saindo da batedeira, a massa passa para o decanter ou centrífuga horizontal. Esse é o equipamento que separa o azeite da parte sólida da massa. O azeite segue o processo na linha do lagar, enquanto a parte sólida é descartada. Na Fazenda Serra dos Tapes, fazemos compostagem para utilizarmos como adubo.


Partículas microscópicas

O Azeite segue na linha de extração passando pela centrífuga vertical, pois ainda contém impurezas. O equipamento recebe este nome pois é uma centrífuga que conta com um sistema vertical de pratos, como se fosse uma pilha de cones. Então, além do movimento circular, os obstáculos físicos (pratos) também são responsáveis por retirar as impurezas do azeite. Estas impurezas são água e pequenas partículas de matérias orgânicas visíveis a olho nu.



Filtragem e armazenamento

Nesse ponto, já temos o Azeite Novello. Antes de ser armazenado, precisamos retirar do azeite os últimos resíduos de matéria orgânica. Para isso, o azeite passa por um filtro prensa feito de placas de celulose capazes de filtrar estes resíduos. Do filtro, o azeite de oliva é armazenado. Nesse momento que o processo da Fazenda Serra dos Tapes é diferenciado. Nossos azeites são armazenados em tanques de inertizados de aço inox. O processo de inertização dos tanque consiste em substituir o ar contido nos tanques por um gás inerte. Chamamos de gas inerte os gases que não reagem quimicamente com o seu ambiente. Este processo reduz ao máximo a oxidação mantendo as características dos nossos azeites por mais tempo.


Comments


bottom of page